CATEQUISTAS

Discurso completo do Papa Francisco aos catequistas 27/08/2013 

Acesse:
https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2013/september/documents/papa-francesco_20130927_pellegrinaggio-catechisti.html



Vamos refletir: Como ser um bom catequista com o Pe Paulo Ricardo.





Caros amigos, heróis de Cristo, vamos aprender mais sobre nossa missão?

Visitem a revista online excelente em:

http://soucatequista.com.br/


Dia do Catequista

O Santo Padre reuniu-se nessa tarde na Sala Paulo VI com 1600 catequistas de 50 países, muitos deles na companhia dos seus bispos e sacerdotes para o Congresso Internacional de Catequistas que realizou-se em Roma por causa do Ano da Fé.
Antes de começar o seu discurso, Francisco andou pelo corredor central e passou cumprimentando as pessoas que estavam lá. Os catequistas acolheram o Papa com grande entusiasmo, enquanto pediam a sua bênção e alguns davam-lhe presentes .
Monsenhor Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, disse algumas palavras no início do encontro, onde disse que esta é “uma oportunidade para retomar com entusiasmo um caminho de compromisso comum”.
O Santo Padre começou lembrando que a catequese é um dos pilares da educação da fé, que não é um trabalho como outro qualquer, mas que deve ajudar as crianças, jovens e adultos a conhecer e amar cada vez mais ao Senhor, ou seja uma das aventuras educativas mais bonitas. Da mesma forma ressaltou que não é a mesma coisa “ser” catequista que “trabalhar” como catequista, já que catequista é uma vocação.
Citando Bento XVI recordou que a Igreja não cresce por proselitismo, mas por atração e o que atrai é o testemunho. Dessa forma mencionou as palavras de São Francisco de Assis quando dizia “pregai sempre o Evangelho e se fosse necessário também com as palavras”. "
Ser catequista - disse o papa Francisco - requer amor, o amor cada vez mais forte por Cristo e amor pelo seu povo santo e este amor necessariamente vem de Cristo. E perguntou-lhes: o que significa este vir de Cristo para um catequista? E explicou: “assim como faziam os antigos jesuítas”: em três pontos.
Em primeiro lugar recomeçar a partir de Cristo significa ter familiaridade com Ele, e acrescenta que “se estamos unidos a Ele podemos dar fruto, e esta é a familiaridade com Cristo”. E destacou assim que ter um “título de catequista” não serve, é somente um pequeno caminho, porque “não é um título, é uma atitude”. Dessa forma, perguntou aos catequistas como estão na presença do Senhor, o que fazem e se se deixam olhar por Ele. Deixar-se olhar por Cristo, destacou o santo padre, é uma forma de rezar e “isso esquenta o coração, tem acesso ao fogo da amizade, faz sentir que Ele verdadeiramente me vê, está perto de mim e me ama”.
Também reconheceu que entende que não é simples", especialmente para aqueles que são casados e têm filhos, é difícil encontrar um longo momento de calma. Mas, graças a Deus, não é necessário fazer tudo da mesma forma; na Igreja há diversidade de vocações e diversidade de formas espirituais; o importante é encontrar o modo mais adequado para estar com o Senhor; e isso é possível em todos os estados de vida”.
O segundo elemento foi esse: recomeçar de Cristo significa “imitá-lo no sair de si e ir ao encontro do outro”. Uma experiência, explicou o Papa, um pouco paradoxal. Isto é “porque quem coloca no centro da própria vida a Cristo se descentraliza! Quanto mais você se une a Jesus e Ele se transforma no centro da sua vida, mais Ele faz com que você saia de si mesmo, se descentralize e se abra aos outros”.
Francisco explicou essa ideia dizendo que o coração do catequista vive sempre esse movimento de ‘sístole - diástole': união com Jesus e encontro com os outros. E falou do kerygma , que é um dom que o catequista recebe e um dom que ele dá.
E em terceiro lugar, "recomeçar a partir de Cristo significa não ter medo de ir com Ele para as periferias. Aqui, o papa falou sobre a história de Jonas, um homem piedoso, que quando o Senhor o chama para pregar em Nínive não se sente capaz, “Nínive está fora dos seus esquemas, está na periferia do seu mundo”. Com este exemplo o papa disse para não ter medo de sair dos nossos esquemas para seguir a Cristo, “porque Deus não tem medo das periferias”. E acrescentou que Deus é sempre fiel, não é fechado e nem rígido, vem ao nosso encontro, nos compreende. Também destacou a criatividade do catequista elemento chave do seu trabalho. “Se um catequista se deixa levar pelo medo, é um covarde; se um catequista está feliz por ser uma mera estátua de museu; se um catequista é rígido, torna-se seco e estéril” advertiu Francisco aos presentes. E do mesmo modo, recordou que “prefere uma Igreja acidentada do que uma Igreja doente”. E nesse trabalho, “nossa beleza e nossa força” é que “se saímos para levar o Evangelho com amor Ele caminha conosco” e “vai na frente” sempre. O santo padre destacou que Deus sempre nos precede e que se temos medo de ir a uma periferia, na verdade Ele já está lá.

Ao finalizar, o bispo de Roma agradeceu.




PARABÉNS CATEQUISTAS:



CAPACITAÇÃO PARA CATEQUISTA - DIA 01/06/2013
Colaboradora: Catequista Lúcia Aguilar

Método VER, JULGAR e AGIR:











Confira aqui a data dos nossos encontros em 2013:


REUNIÕES DE CATEQUISTAS:
16/FEV,   02/MAR,   06/ABR,   01/MAI,  01/JUN,  03/AGO,  07/SET,   05/OUT,  02/NOV

REUNIÕES PARA FORMAÇÃO DOS CATEQUISTAS:
23/FEV,   28/SET

REUNIÕES DOS COORDENADORES:
13/FEV,  01/ABR,  30/ABR,  27/MAI,  29/JUL,  02/SET,  30/SET,  28/OUT




Caro Herói de Cristo, 

PARA CONHECER SOBRE A

COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA A ANIMAÇÃO

BÍBLICO-CATEQUÉTICA DA CNBB


Colegas catequistas - 2013!


Sejam todos bem vindos ao nosso blog!

Para facilitar nosso contato e comunicação, fica publicado aqui o Calendário de Planejamento de cada nível.


Vamos organizar nossos encontros usando as facilidades das mídias?!


Calendário de Planejamento - Eucaristia I



Calendário de Planejamento - Eucaristia II


Calendário de planejamento - SEMENTINHA




Feliz catequese 2013 para todos, com as bençãos de Deus, Nosso Pai!



*************** & *************