PROJETOS


Com a graças de Deus que nunca nos desampara e as luzes do Espírito Santo, durante todos estes anos procuramos desenvolver uma  Catequese vivencial, aberta à criatividade dos catequistas e buscando um sentido de pertença à esta imensa família que busca a construção do Reino de Deus. Muitas foram as ideias e atividades que passamos a relacionar como forma de registro e oportunidade de partilha.

Obrigado Jesus pelas inspirações e condução desta Obra que é Tua!

Passaremos a descrever sucintamente alguns dos projetos catequéticos com os quais estamos envolvidos: 



Fé on line para Pais

Objetivo: Esta formação busca difundir a mensagem de Jesus, sua Boa Nova, às pessoas que não tem tempo de se reunirem, através dos meios de comunicação, principalmente o email e os blogs. Busca dar aos pais dos catequizandos elementos para aprenderem acerca das bases da fé católica que está sendo transmitida aos filhos na catequese, para que redescubram a dignidade da religião que une Deus e Homem.
Metodologia: Ingressarão neste projeto os pais dos catequizandos da Paróquia Santo Antônio, que manifestarem interesse e responderem ao envio de formulário, bem como outros interessados que enviarem um email solicitando seu cadastramento na lista. Os conteúdos serão enviados por email semanalmente, sempre às quartas-feiras, e colocados no blog para coletânea e partilha dos comentários. Serão propostos exercícios para vivenciar os conteúdos que deverão ser respondidos em caderneta própria. Esta caderneta será recolhida para verificação do aprendizado e emissão dos diplomas. 


Visita às casas dos catequizandos


Objetivo:O catequizando e a família são "tocados" e passam a dar muito mais importância ao momento do Encontro na catequese, pois se sentem importantes para Deus e para os catequistas.
Metodologia:
1. Convidar os catequizandos na sala e confirmar via telefone com a mãe ou pai o dia.
Normalmente íamos a noite durante a semana (por volta das 19:30 horas)

2. A catequista levava os ingredientes e fazia o bolo com os catequizandos (quebrar o ovo,misturar... e colocar para assar). 
Ela disse que está com uma receita superfácil de bolo "nega maluca". As crianças gostam bastante. 
Enquanto isto eu conversava um pouco mais com a mãe, em que escola, quais eram as qualidades, quantos irmãos, etc.

3. Enquanto o bolo assava, convidávamos a família para orar.

4. Preparamos o espaço (eu levava a Bíblia, uma vela, um crucifixo de pé, uma imagem pequenina de N. Sa. e um bauzinho com os folhetos do Querigma enrolados tipo pergaminhos (somente os versículos), dizia que estava trazendo para eles conhecerem um grande "tesouro".

5. Distribuía os 6 versículos (passos do Querigma) aos presentes, e ia perguntando na sequencia quem tirou o número 1, pedia para ler e para dizer o que entendeu com as próprias palavras. É muito legal os pais escutarem as crianças e os filhos pararem para escutar os pais (e tudo com um objetivo de anunciar a salvação em Jesus). Para quem não sabe o anúncio do Querigma foi o grande responsável pela cristianização dos povos logo após que Jesus foi para o Pai.

6. Depois que a pessoa respondeu o catequista pode completar ou pedir ao catequizando para verificar se o que foi dito é isso mesmo. Para tanto há os papéis que resumem os passos do Querigma (para imprimir) e que devem ficar com o catequista dar paulatinamente para o catequizando ler. Daí e só confirmar ou contribuir com mais alguma observação.

7. Após passar pelos 6 passos o bolo já deve estar começando a "cheirar" e é hora de voltar à cozinha para fazer uma cobertura de leite condensado e chocolate.

8. Algumas vezes comemos o bolo com eles, mas se houver pressa podemos fazer todos uma oração final (sugestão Oração um lar feliz, fazer cópias), lendo todos ao mesmo tempo.

9. Despedimos e agradecemos a hospitalidade. 


Porta da Fé

Objetivo: Proporcionar aos pais dos catequizandos uma oportunidade de conhecer e assumir a fé católica para que estejam conscientes da necessidade de vivenciar Jesus.
Metodologia: Encontros mensais participativos com os pais dos catequizandos durante o período da catequese, a partir do interesse demonstrado pelos assuntos no ato da inscrição. Livro base: Sou Católico, Vivo a minha fé. Pode-se convidar palestrantes experientes para transmissão eficaz.

Biblioteca Espiritual

Objetivo: Partilhar livros para leitura espiritual em casa com pais e catequizandos, sem ônus, mas de forma organizada (catálogo e controle de empréstimos).
Metodologia: Disponibilizar livros doados e estantes expositoras no hall de entrada da catequese para que possam ser escolhidos e levados pelos catequistas, pais e catequizandos mediante a anotação da data, nome, telefone e código do livro. Espera-se a devolução dentro de duas semanas, a partir da qual se pode mandar mensagem no celular do tomador, para lembrar-lhe sobre a necessidade de disponibilizar o livro para os demais interessados

Espaço Convivência

Objetivo: Refletir com os pais dos catequizandos acerca das suas vivências humanas, através de reuniões em grupo.
Metodologia: Os Encontros acontecerão durante o horário da catequese das crianças, no hall de entrada do Centro Catequético. Serão disponibilizados vários temas de acordo com o interesse dos participantes, ligados ao fortalecimento da família (educação de filhos, dinâmica familiar, dificuldades de relacionamento). Busca-se à luz da fé encontrar respostas para os problemas que se levantam.

Minha Segunda Eucaristia


Objetivo: Conscientizar que a Primeira Eucaristia é tão somente o início da participação na mesa eucarística da Igreja, o que deve acontecer todas as semanas, nas missas dominicais, conforme mandamento da Igreja.
Metodologia: Organizar a inserção das crianças que fizeram a Primeira Eucaristia no domingo seguinte em uma missa da comunidade paroquial para que deem continuidade à participação no Sacramento.



Visita de Nossa Senhora às famílias


Objetivo: Incentivar a devoção à Nossa Senhora, Mãe de Deus e Mãe Nossa.
Metodologia: Por meio de visitas semanais às casas dos catequizandos do oratório com imagem de Nossa Senhora, carinhosamente adornado pelos catequistas (fotos), juntamente com um livro de devoção e terço, para que a criança faça orações diárias e coloque o nome e data da oração feita em conjunto com a família. Cada turma terá uma imagem peregrina que deverá ser devolvida no encontro seguinte. O catequista deve manter um controle sobre com qual catequizando o kit com a imagem está. Início no mês de maio por ser o mês de Maria.


A Biblia que anda


Objetivo: Incentivar a leitura orante da Bíblia na família dos catequizandos, por meio da visita semanal da Bíblia às casas.
Metodologia: Cada turma terá cinco Bíblias peregrinas que deverão ser distribuídas aos catequizandos em uma caixa adornada com a proposta de uma atividade orante a ser realizada com a família. O catequista deve manter um controle sobre os catequizandos que já receberam a Biblia de forma a não faltar ninguém. Início das visitas no mês de Setembro: mês da Bíblia.



Catequese: Lugar do Sagrado




Objetivo: Demonstrar que a catequese não é uma aula, mas um local em que aprendemos e vivenciamos o “Sagrado” através da simbologia de um altar carinhosamente preparado na sala onde acontece o Encontro.
Metodologia: Cada turma terá no armário da sala toalha de tecido, lenço de renda, a capelinha de Nossa Senhora (a mesma que irá fazer as visitas a partir de Maio), a Bíblia aberta, crucifixo, vela, flores, entre outros, que possam adornar a mesa do catequista colaborando com a identificação dos valores da fé católica e sua relação com a catequese e a vida. O espaço deve ser preparado para receber os catequizandos antes do encontro e os itens guardados no armário ao final deste.



Casa Limpa: casa de Deus


Objetivo: Cuidar do local onde se realiza os encontros catequéticos, colaborando com a manutenção da limpeza.

Metodologia: Cada turma terá dentro do armário da sala um kit de limpeza, composto de bucha, detergente, limpador multi-uso, toalha de papel, toalha tipo perfex, pazinha e vassoura de mão, etc. para ser usada quando for necessário realizar a limpeza do espaço devido a utilização normal ou lanches, de forma a preservarmos o Centro Catequético que nos é cedido pela paróquia. 


Preservando a Criação 


Objetivo: Desenvolver a consciência de que a utilização de copos descartáveis e a consequente produção de lixo plástico prejudica a Natureza, criação primeira de Deus.
Metodologia: Cada criança deverá receber uma garrafinha para água identificada com seu nome e guardada no armário da sala, que deverá ser preenchida com água do filtro no início do encontro para consumo durante o tempo da catequese, dispensando assim o uso de copos descartáveis e a interrupção para sair da sala e beber água. A lavagem periódica destas garrafinhas fica a cargo do catequista da turma.


Minha Mãe é massa


Objetivo: Festejar o dia as mães com a família dos catequizandos.
Metodologia: Preparar o salão paroquial com mesas e cadeiras decoradas para receber as famílias dos catequizandos para um jantar comunitário. Os pratos quentes (massas, macarrão, lasanha, nhoque, pastel, esfiha, pizza, etc.) são trazidos pelos próprios catequizandos e colocados na mesa para o self-service. Utiliza-se a cozinha para aquecer os pratos se necessário. A catequese providencia as bebidas (refrigerantes e sucos), e os catequistas doam as sobremesas. Logo após o jantar costuma-se promover um desfile das crianças em homenagem às mães (vestidas com roupas delas, por exemplo), e um bingo ou uma gincana com distribuição de brindes simples. A catequese providencia uma pequena lembrança a ser entregue às mães presentes.


Meu Pai  é Dez


Objetivo: Festejar o dia dos pais com a família dos catequizandos.
Metodologia: Preparar o salão paroquial com mesas e cadeiras decoradas para receber as famílias dos catequizandos para uma noite com caldos e cachorro quente, servido self-service. Utiliza-se a cozinha para fazer os pratos. A catequese providencia as bebidas (refrigerantes e sucos), e os catequistas doam as sobremesas. Logo após o jantar costuma-se promover uma homenagem aos pais (teatro ou jogral) e uma gincana com distribuição de prendas. A catequese providencia uma pequena lembrança a ser entregue aos pais presentes.


Festa do Pijama


Objetivo: Comemorarmos a conclusão da etapa Eucaristia I e Sementinha ao final do ano.
Metodologia: Com um divertido cinema (filme: Marcelino Pão e Vinho), pedimos pizza e refrigerante, para nos esbaldarmos com muita diversão no salão paroquial (podem vir vestidos com roupas de dormir e trazer travesseiros e bichinhos de pelúcia para “guerra” de travesseiros), esperamos as crianças da Eucaristia I e Sementinha para nos despedirmos antes das férias da catequese. Mas não se esqueçam: nunca se tira férias de Deus!


Festa do Padroeiro Santo Antônio


Objetivo: Colaborarmos com a Paróquia nos festejos e arrecadação da festa tradicional do nosso padroeiro Santo Antônio em Brasília-DF.
Metodologia: Os catequistas adornam a barraca da Catequese e providenciam os ingredientes, preparam uma escala e se revezam nos dias e horários da festa, ficando responsáveis pela cocção e venda de pipocas, algodão doce, tapiocas, salgados, chocolate quente, café, maçã e uva do amor, entre outros com enfoque nas crianças, trazendo um grande sorriso no rosto e o prazer de servir.


Páscoa solidária da Catequese


Objetivo: Colaborarmos com a páscoa de uma comunidade pobre (catequese da Estrutural).
Metodologia: Pedir aos catequizandos que tragam ovos e caixas de chocolate que ganharam e desejam partilhar, para serem entregues às crianças de uma comunidade carente, e fazer a doação através da Pastoral da Solidariedade (fotografar a entrega). Seria legal presentear a turma que mais colaborou, bem como ver a possibilidade de mandar representantes desta turma no ato da entrega.



Nenhum comentário:

Postar um comentário