ENCONTRO de
Apresentação – Eucaristia 2
Objetivos:
Apresentar nova catequista
Entrosamento do grupo
Avaliação 1º ano
Motivação e estabelecimento de
meta
DINÂMICA EM GRUPO
Deverão estar preparados os suportes com os 1ºs nomes das
crianças (identificador) em cima da mesa do catequista
Um a um cada criança deverá pegar o identificador de um
conhecido seu, o entregar com um cumprimento e dizer ao colega qual a qualidade
que mais admira nele.
Ao final a catequista deverá concluir que todos somos
importantes aos olhos de Deus, temos muitas qualidades e alguns defeitos, mas
somos filhos únicos muito amados do Pai.
Assim devemos agir um com os outros, ressaltando as
qualidades e perdoando os defeitos.
DESENVOLVIMENTO
Música: Buscai Primeiro
Questionamento: o que o eu busco na Catequese?
Cada um deve falar um pouco de si: Como se sentiu na
Catequese do ano anterior, e o que espera descobrir daqui para frente.
Nós catequistas queremos apresentar a vida de Jesus para que
possa iluminar a vida de toda a comunidade. Uma vida de amor a Deus e dedicação
ao próximo, de compreensão, perdão e misericórdia para com todos os homens.
Jesus nos ensina a ouvir o nosso coração (não os apelos do mundo materialista e
egoísta).
CONCLUSÃO
Formaremos um “exército” de Jesus, dispostos a viver e amar
pela vida inteira, não apenas no período de preparação da Catequese, como Ele
desejaria.
Música: Quem é esta que avança como a aurora.
ENCONTRO 22 - O Nascimento
de Jesus
Objetivo:
Entender o sentido do Natal cristão – Nasceu Jesus o Messias
Salvador
ACOLHIDA
Rever o objetivo definido no 1º encontro de Catequese
anotado no caderno.
Escutar no CD a
história do nascimento de Cristo
Dividir
em equipes para a realização de gincana das cruzadinhas.
Dar um tempo e
corrigir para saber qual a equipe realizou mais rápido e teve mais acertos.
VER / JULGAR
Convidá-los a ler no Evangelho como se deu o nascimento de
Cristo (Mt 2,1-12 e Lc 2,1-20).
Realizar os
exercícios do livro do catequizando, encontro 22.
AGIR / CELEBRAR
Celebração Natal em Família, com a montagem do presépio.
Dividir as leituras entre os catequizandos.
Cantar “Noite Feliz”
CONCLUSÃO
Relembrar o
nascimento humilde de Jesus e o sentido do Natal. A chegada do Filho de Deus, O
SIM da Virgem Maria, a alegria dos anjos, pastores e reis magos.
ENCONTRO 23 - A infância de Jesus e os anos de silêncio
na Galiléia
Objetivo:
Relembrar a vida de Jesus nos primeiros anos de vida junto
com Maria e José, até o início de sua Vida pública.
ACOLHIDA / DESENVOLVIMENTO
Relembrar o encontro passado.
Continuando a estória, Maria e José levaram Jesus ao Templo
para apresentá-lo ao Senhor,com sete dias conforme o costume judeu. Lá, eles
escutaram as profecias de Simeão e Ana. (Lc 2, 26-38)
Avisado em sonho, José partiu para o Egito onde passou 2
anos com Maria e Jesus, até a morte de Herodes. Depois um anjo lhe avisou que
poderia voltar a Nazaré, com sua família.
Era uma família
simples. José era carpinteiro, Maria cuidava da casa, dos animais e de Jesus, ensinava-lhe
muitas coisas entre elas a ler, e o menino crescia em estatura e graça diante
de Deus.
Aos doze anos, durante a festa da Páscoa, Jesus foi
esquecido em Jerusalém pelos pais, que demoraram cerca de 3 dias para
encontrá-lo discutindo entre os doutores do Templo, Jesus tinha consciência de
sua missão (Lc 2, 41-52).
VER / JULGAR
Vamos refletir sobre a infância de Jesus, e colocar algumas
atitudes atuais, para nos perguntar-mos:
“O que faria Jesus no meu lugar?”
As catequistas podem representar cenas de conflito, como:
alguém pede uma ajuda, discórdia entre irmãos, hora de ir à missa, amigos
oferecendo drogas, uma festa com bebidas alcóolicas, ao final de cada cena o
catequista deverá fazer a pergunta:
“O que faria
Jesus no meu lugar?”. Escutar os catequizandos.
AGIR / CELEBRAR
Entronizar a Bíblia com um canto
Ler e refletir o texto de Lc 2, 51-52.
Fazer uma oração semelhante à oração dos fiéis, conforme
livro do catequista.
CONCLUSÃO
Jesus foi criança cresceu como cada um de nós, orou e se
aproximou de seu Pai, que também é Deus nosso Pai, sensível quanto às angústias
de seu povo, foi capaz de realizar milagres, trazer esperança, ensinar a amar.
Cantar: Amar como Jesus amou.
ENCONTRO 26 - Jesus chama seus colaboradores
Objetivos:
Rever o chamado de Jesus aos seus apóstolos e a todos nós
batizados.
ACOLHIDA / DESENVOLVIMENTO
Relembrar o encontro passado. A missão de Jesus foi ensinar
a Boa Nova salvar todos os homens.
Apresentar o grupo dos apóstolos, homens simples, com quem
Jesus viveu, conversou, ensinou mais de perto.
Representar o chamado de Jesus à seus apóstolos.
DINÂMICA / VER / JULGAR
Pedir ajuda aos catequizandos para encher 12 balões onde
coloca-se o nome dos 12 apóstolos. Deixá-los brincar com os balões um pouco e
depois pedir para estourar, segurando cada qual o nome.
Contar a história do chamado de Jesus para cada grupo de
apóstolos: Pedro e Andre, etc. pedindo que um catequizando leia o chamado para
cada grupo dos catequizandos apóstolos (montagem a partir do livro do catequista).
AGIR / CELEBRAR
Ler o texto de Lc 6,13 e completar o livro do catequizando.
Fazer uma oração agradecendo o chamado de Jesus para cada um
de nós.
CONCLUSÃO
Os apóstolos foram colaboradores de Jesus na sua época e
levaram adiante a igreja primitiva depois que Jesus partiu.
Os apóstolos tiveram a experiência de Jesus, presenciaram
seus milagres, escutaram a sua pregação, mais tarde escreveram os Evangelhos e
as Cartas (N.T.) Foram homens de grande fé, mártires por amor a Cristo e à sua
mensagem de amor.
Nós continuamos a missão dos Apóstolos no mundo de hoje
(temos que ter experiência de Jesus).
ENCONTRO 27 - Jesus nos traz a alegria e a liberdade de filhos de Deus
Objetivo:
Conversar com os catequizandos sobre os milagres que Jesus
realizou na Terra e continua realizando através do Espírito Santo.
ACOLHIDA / DESENVOLVIMENTO
Contar a história do Evangelho de Lc 5,12-15. O homem foi a
Jesus com confiança, pedindo e esperando receber. Depois agradeceu a cura.
Jesus está sempre pronto a nos fazer felizes (realizar os
nossos desejos, quando estes desejos são “justos” aos olhos de Deus). Devemos
pedir com confiança de filhos.
VER / JULGAR
Perguntar aos catequizandos o que eles entendem por MILAGRE,
se sabem de algum milagre de Jesus ou atual?
Explicar o que vem a ser um milagre (fato extraordinário que
não pode ser explicado pelas leis físicas – só acontece com intervenção
sobrenatural)
Explicar também o que vem a ser a GRAÇA de Deus – pequenos
presentes, proteção, etc).
Dividir os catequizandos em grupos para procurar na Bíblia
os milagres de Jesus relatados nos Evangelhos (contará ponto cada milagre
encontrado). O grupo deverá encenar o milagre que achar mais interessante (30
minutos)
Concluir que neste mundo muitas pessoas necessitam de graças
e milagres (curas, necessidades
materiais, etc), e poucos se lembram de pedir ao Pai e muito menos ainda se
lembram de agradecer.
AGIR / CELEBRAR
Com bastante fé, cada
catequizando deverá fazer uma oração pessoal pedindo um milagre e / ou uma
graça e verificar durante a semana se foi atendido.
CONCLUSÃO
Deus nos ama como filhos e sempre deseja a nossa felicidade.
A fé pode conseguir milagres incríveis pois para Deus nada é
impossível.
ENCONTRO 28 - Jesus nos ensina a verdadeira felicidade (as Bem-aventuranças)
Objetivo:
Conversar com os catequizandos sobre o Sermão da Montanha e
a diferença dos valores do mundo para os valores de Cristo
ACOLHIDA / DESENVOLVIMENTO
Falar aos catequizandos que hoje veremos um dos mais
importantes ensinamentos de JC – “O Sermão da Montanha”, também conhecido como
“As Bem Aventuranças”.
Pedir para um deles ler Mt 5, 1-12 meditar e comentar com
eles
Distribuir aos catequizandos folhas no formato de crachás
contendo as Bem aventuranças na parte da frente e uma explicação (vide livro do
catequista) na parte de trás, misturadas entre si. Eles deverão ler e fazer a
ligação entre frente e costas, anotando no quadro
VER / JULGAR
Corrigir as associações e refletir sobre quem são os pobres
de espírito, quem são os que choram, quem são os mansos, etc.
Preencher o livro do catequizando.
Dividir em grupo e fazer dois cartazes (levar revistas e
cola branca), um com pessoas praticando os valores do Evangelho e outro com
pessoas que valorizam o mundo (Ao final pedir uma explicação dos cartazes).
AGIR / CELEBRAR
Cada criança deverá
fazer uma oração pedindo a Deus o dom do discernimento para agir do modo
Cristão.
CONCLUSÃO
Jesus disse que quem o seguisse viveria neste mundo
mas não seria deste mundo, isto é, viveria de acordo com os valores do
Reino de Deus: justiça, partilha, amor, perdão dentre tantos outros.
ENCONTRO 29 -
Jesus nos ensina por parábolas
Objetivo:
Explicar a pedagogia de Jesus, que contava estórias para
fazer o povo refletir sobre o Reino de
Deus
ACOLHIDA / DESENVOLVIMENTO
Oração Inicial
Corrigir o exercício da páginas 25/26 do Encontro 28
Distribuir os livros das 3 parábolas (ed. Paulinas) para
três grupos, para que as crianças possam ler, conversar e trazer a mensagem do
livro pra os dias de hoje
Completar o exercício do Encontro 29.
VER / JULGAR / AGIR / CELEBRAR
Pedir a um catequizando para ler a parábola do semeador (Lc
8, 4-15).
Música da fita – A sementinha
Distribuir sementes às crianças e convidá-las a plantar nos
vasinhos (um com pedras, outro com cactos e outro com terra boa) e comentar o
que acha que vai acontecer com cada semente. Levar outra para plantar em casa.
Música da fita – Sementinha da palavra e Oração final.
A SEMENTINHA:
Um passarinho comeu a
semente que caiu, na beirada do caminho.
Também não pode brotar a semente que caiu entre as pedras e
espinhos.
Mas a semente que caiu na terra boa, vingou, cresceu, deu
flores e deu frutos,
A palavra de Jesus é semente do bem, seja o nosso coração
terra boa. (bis)
SEMENTINHAS DA PALAVRA:
Sementinhas da
palavra de Jesus no coração das crianças vou deixando cair,
Um dia eu sei as crianças vão crescer
Um dia eu sei as plantinhas vão florir
Senhor, eu te ofereço este canteiro, este jardim,
Senhor vem suprir o que faltar em mim
Para semear Tua palavra, Tua verdade, e o Teu amor,
Para semear Tua esperança, numa criança Senhor.
ENCONTROS 30 e 31 - Pai Bondoso e Oração
Objetivos:
Deus é o “Pai Bondoso” da parábola do filho pródigo, ele nos
espera com muito amor apesar de nossas
falhas.
A melhor forma de agradar a Deus é a Oração – diálogo com o
Senhor.
A oração nos santifica.
ACOLHIDA / DESENVOLVIMENTO
Oração Inicial
Correção do livro do catequizando.
Celebração do perdão: cada criança deve escrever em um papel o nome de uma pessoa a
quem necessita perdoar e o porquê e jogar o papel em uma vasilha com água para
desmanchar significando o perdão no espírito de Jesus.
DESENVOLVIMENTO
Perguntar aos catequizandos o que eles acham da oração e
como eles oram.
Distribuir o papel com questões de V e F sobre oração e
pedir para que façam o exercício. Dividir a turma em 2 equipes para que uma
responda e a outra explique a resposta, como em uma gincana para que possam
ganhar pontos.
Premiar os jogadores ao final.
REUNIÃO DE PAIS
Receber os pais com alegria.
Distribuição do informativo com calendário e comentários:
Feira Bíblica, Desfile do Dia da Criança, Coroação N. Sa., Tríduo, Confissões,
ensaios, semestralidade, etc.
Distribuição de folheto com o conteúdo programático da etapa
que as crianças estão e comentários sobre frequência e importância do
sacramento que irão receber.
VER / JULGAR / BRINCADEIRA
Chamar os pais para brincarem de amarelinha. Fazer perguntas
à cada participante que deverá acertar, ou pedira ajuda ao anjo da guarda
(filho), ou à N. Sa. (catequista), após responder jogará o dado e andará
quantas casas tiver saído no dado. Deve parar na décima casa e escutar a
pergunta: Você colocou em prática todos estes ensinamentos? Responderá “Sim”,
daí obterá a permissão para entrar no céu.
AGIR / CELEBRAR
Convidar aos pais a ajudarem seus filhos nas tarefas da
catequese para fortalece-lhes a fé.
Vamos todos dar as mãos para pedir que o ES venha sobre esta
“família” da catequese e que nos abençoe a todos.
Distribuir o santinho da sagrada família com oração de São
José, despedindo-se.
ENCONTRO 34 - Páscoa: A nova aliança
Objetivo:
Compreender o sentido da Páscoa:
No Velho Testamento – Libertação da escravidão do
povo Judeu no Egito – conduzido por Moisés
No Novo Testamento – Libertação da humanidade pelo
sacrifício de Jesus Cristo
A última ceia de Jesus com os apóstolos – Instituição da
Eucaristia
Dinâmica em grupo
Ver possibilidade de passar o desenho ou filme de Moisés –
fuga do Egito e também dos últimos tempos de J.C. antes de sua paixão, antes do
início da próxima aula.
Dividir dois grupos e pedir que eles contem a história da
Páscoa para os demais A.T. e N.T.
Relembrar a última ceia de Jesus com pão para ser repartido
e suco de uva. Uma criança deverá representar Jesus e as demais serão os
apóstolos.
Desenvolvimento – V. T.
José filho de Jacó traz o povo de Israel para o Egito quando
no mundo havia uma grande fome.
Por aproximadamente 400 anos os israelitas vivem como
escravos no Egito.
Moisés é um israelita que é deixado as margens do Nilo e é
adotado pela filha do Faraó.
Quando Moisés vê um egípcio maltratar um israelita ele se
enfurece e fere o egípcio e foge.
Deus pede a Moisés que liberte o seu povo (Sarça ardente)
Moisés diz a Deus que não consegue, mas Deus o convence de
que estará sempre com ele, e que ele não deveria temer.
Desenvolvimento – V. T.
Moisés vai ao Faraó pedir que liberte os israelitas, porém o
Faraó nega. Moisés avisa que Deus mandará pragas sobre os egípcios, caso o
faraó não mude de idéia.
Deus mandou diversas pragas, as águas do Nilo viraram
sangue, vieram rãs, mosquitos, feridas, chuva de pedras, gafanhotos, fez
desaparecer a luz por 3 dias, mas o Faraó não quis deixar o povo hebreu partir.
Por último Deus avisou a Moisés que mataria o filho mais
velho de cada família do Egito, e que os israelitas deveriam matar um cordeiro
ao anoitecer e colocar um pouco do sangue em cima e dos lados da porta de
entrada da casa, para que o anjo de Deus
passasse adiante, evitando entrar naquela casa.
O Faraó finalmente deixa o povo sair, mas logo se arrepende
e manda tropas atrás dele.
Desenvolvimento – N.T.
O que aconteceu nos últimos dias da vida terrena de Jesus:
- Domingo de Ramos: Jesus é recebido em Jerusalém como Rei.
- 5º Feira santa: Jesus lava os pés dos discípulos.
Jesus ceia com seus amigos – Instituição da Eucaristia.
Os próximos dias serão tratados no encontro seguinte.
CONCLUSÃO
A Páscoa é a mais importante festa dos católicos. Significa
passagem (Da escravidão para a liberdade no Egito), do pecado para a salvação
com Jesus, a conquista da vida eterna para todos os que tem fé. Jesus lava o
pés dos discípulos, mostrando a nossa vocação de serviço, ceia com seus amigos
em Jerusalém quando institui a Eucaristia.
ENCONTRO 35 - Jesus é julgado, torturado e crucificado
Objetivo:
Relembrar a 6ª feira Santa, a Paixão de Jesus e sua total
entrega ao Pai.
ACOLHIDA / ORAÇÃO
Distribuir no chão da sala os “santinhos” com o rosto de
Jesus, e ao centro colocar a Cruz.
Explicar que o Encontro de Hoje tem como tema a Paixão de
Jesus na Cruz.
Convidar os catequizandos a sentar-se no chão para rezar o
Creio em Deus Pai e depois passar a cruz para que cada um a beije.
VER / JULGAR
Pedir para que
continuem a história do encontro passado. Depois de cear com os apóstolos ele
se retirou para orar no monte das Oliveiras. Ali ele suou sangue. Ele pediu ao
Pai para que se fosse possível afastasse dEle este cálice (sofrimento). Por fim
disse:”Faça-se em mim conforme Sua vontade.” – rendeu sua vontade humana à
vontade de Deus Pai.
Ali encontrou Judas com os guardas que traiu Jesus com um
beijo, foi preso e levado ao Sumo Sacerdote que o enviou ao governador de Roma,
Pilatos, sob a alegação de que Jesus se dizia Rei dos Judeus.
Pilatos o interroga e não vê nEle culpa. Como era a Páscoa e
o costume previa a libertação de um prisioneiro ele oferece à multidão que
solte Jesus ou Barrabás. Influenciada pelo Sumo Sacerdote a multidão escolhe
Barrabás. E quanto à Jesus? A multidão responde para crucificá-lo.
Pilatos lava as mãos e manda Jesus para o flagelo e
crucificação. Ele é açoitado e coroado com espinhos pelos soldados. Fazem-no
carregar a cruz até um lugar chamado Gólgota (lugar do calvário). De tão fraco
ele cai diversas vezes no caminho e os guardas ordenam a um homem chamado
Cirineu que carregue a cruz para Jesus.
Chegando lá eles tiram as vestes de Jesus e o crucificam.
Jesus sente dificuldades de respirar, conversa com os dois ladrões que foram
crucificados ao lado dEle. Quando já não agüentava mais, expira com as
seguintes palavras: “Pai, perdoa-lhes. Eles não sabem o que fazem. Em tuas mãos
entrego o Meu espírito.”
CONCLUSÃO
O amor de Deus para com os homens é imenso, pois mandou Seu
Filho amado para nos ensinar o mandamento do amor, e ao se oferecer em
sacrifício, Jesus consegue nos redimir dos nossos pecados nos unindo a Deus,
reatando a aliança que Deus tinha feito com o homem na Criação.
AGIR / CELEBRAR
Vamos nos lembrar de oferecer algum sacrifício a Deus na 6ª
feira santa, para lembrarmos de como Jesus sofreu por nós.
Podemos assistir ao filme da Paixão de Cristo, se não for
muito comprido.
Cantar “Prova de amor maior não há”.
ENCONTRO 36 - Via Sacra e Ressurreição de Jesus
Objetivos :
Realizar a Via Sacra com as crianças e completar a Páscoa
com a Ressurreição
ACOLHIDA / ORAÇÃO
Explicar que na 1ª parte do
encontro de hoje vamos realizar a Via Sacra da CF e que na 2ª parte
abordaremos a Ressurreição de Jesus.
Separar quem vai ser o Leitor A e o L1 de cada estação
Convidar os catequizandos a ir para a Capela Redonda ou ao
ar livre onde estarão prontas as 6 estações da via sacra. Ir cantando?
VIA SACRA – Deverá ter ao menos estas estações:
1ª ESTAÇÃO
– JESUS É CONDENADO À MORTE
2ª ESTAÇÃO
– JESUS RECEBE A CRUZ
3ª ESTAÇÃO – JESUS ENCONTRA COM SUA MÃE
4ª ESTAÇÃO – JESUS DIZ: TENHO SEDE
5ª ESTAÇÃO – A MORTE DE JESUS
6ª ESTAÇÃO – JESUS RESSUSCITOU
VER / JULGAR
Terminar com um canto:
Voltar à sala para a 2ª parte do Encontro.
Perguntar aos catequizandos o que eles sabem sobre a
Ressureição de Jesus.
Convidá-los a ler no Evangelho como se deu (Mt 28, 1-15).
DINÂMICA HISTÓRIA E SEUS PERSONAGENS (Mt 28, 1-15).
Todos lêem o Evangelho e em seguida se coloca na sala folhas
de papel com os personagens da história lida. Os participantes são convidados a
circular na sala parando sempre em algum dos personagens e se imaginando naquela situação. Como seria se
eu fosse o personagem em questão? Consigo me imaginar em tal situação? Ler
novamente a história enquanto as pessoas circulam fazendo a experiência de ser
um dos personagens.
DINÂMICA HISTÓRIA E SEUS PERSONAGENS (Mt 28, 1-15).
Depois de ter passado pelos diversos personagens, cada um
deve escolher o personagem com o qual mais se identificou e ficar ao lado do
papel. Quando todos já tiverem se decidido por um personagem o coordenador
convida os participantes a partilharem suas experiências, a dizer o porque se
identificaram e dizer qual a sensação (positiva ou negativa) que tiveram quando
se imaginaram na situação dos outros personagens.
CONCLUSÃO
O coração das pessoas não estava disposto a acreditar que
Jesus tinha voltado a viver (ressuscitado). Ele apareceu aos discípulos algumas
vezes e eles receberam a missão e a coragem de anunciar o evangelho (vida de
Jesus) a todos os homens.
Nosso coração acredita?
AGIR / CELEBRAR
Vamos nos lembrar que
Páscoa para nós cristãos significa muito mais do que comer ovos de chocolate e
feriado prolongado; significa que nos lembramos que Jesus venceu a morte e
alcançou para nós todos que temos fé, a vida eterna. Quando acordarmos no
domingo, testemunharemos a alegria de fazer parte da humanidade redimida por
Jesus Cristo.
Cantar “Cristo ressuscitou”.
ENCONTRO 43:
Eucaristia
Objetivo: Despertar as crianças para a grandiosidade e
mistério da Eucaristia. Elas deverão receber uma visita de um catequista ou
pessoa da comunidade e aplicar o seguinte questionário (respostas conseguidas
em nosso encontro):
1 - O que é a hóstia?
A partícula feita de farinha e água que se tornará o corpo
de Jesus durante a Missa.
2 - Como a hóstia e o vinho se tornam corpo e sangue de
Jesus Cristo?
É uma transformação em que se acredita pela FÉ.
Na hora da consagração não é o padre, mas o próprio Jesus
que opera a transformação do pão e do vinho em seu corpo e sangue.
3 - Quando aconteceu a instituição da Eucaristia?
Na Festa da Páscoa, durante a última ceia que Jesus realizou
com os apóstolos.
4 - No que a missa de hoje se parece com a refeição dos
primeiros cristãos?
Em quase tudo, mas nas refeições dos cristãos tudo era posto
em comum (todos ajudavam a todos)
5 - Quando devemos ir à Missa?
Devemos ir à Missa todos os domingos e festas de guarda
conforme os mandamentos da Igreja.
6 - Quando devemos nos confessar?
Devemos nos confessar sempre que tivermos perdido o estado
de graça pelo pecado e no mínimo uma vez por ano.
7 - O que é o sacrário?
É o lugar da Igreja em que se guardam as hóstias consagradas
(Jesus) que sobraram nas Missas.
Quando se tem uma luz acesa ao lado do sacrário isto
significa que Jesus está presente lá na forma de pão.
8 - O que é um ostensório?
É um objeto que tem uma parte de vidro no qual se expõe
Jesus Eucarístico para Adoração.
9 - Como se explica a transubstanciação?
Pela fé. Acreditamos que Jesus ao nos dizer “Isto é o meu
corpo e isto é o meu sangue, fazei isto em memória de mim” prometeu estar
sempre se fazendo nosso alimento na Eucaristia, para que sejamos um com Ele.
ENCONTRO: Sacramento
da Ordem
Objetivo: Despertar as crianças para a vida do
sacerdote/frei. Elas deverão receber uma
visita do frei/padre e aplicar o seguinte questionário (respostas dadas em
nosso encontro)
1 - Qual a
principal missão do padre, dada por Jesus?
Conduzir
o povo a Deus.
2 - Quantos
anos em média se estuda para ser padre?
Em média 10 anos.
3 - Quantos
freis há no mundo hoje aproximadamente na Ordem Franciscana?
Por
volta de 30 mil.
4 - Quais as
principais disciplinas que se estuda no Seminário?
Teologia
e Filosofia
5 - Qual a
diferença entre frei, padre, presbítero e sacerdote?
Padre,
presbítero, sacerdote são palavras sinônimas.
Frei
é a denominação dos padres que estão vinculados à uma Congregação Religiosa.
6 - No que a vida de uma irmã religiosa se parece com a de
um sacerdote, e no que é diferente?
Ambos
consagram a sua vida a Deus.
A
diferença é que o padre administra os sacramentos e a irmã não.
7 - O que são
as Congregações, quais são as principais e quais os principais carismas?
Jesuítas
– Missão e evangelização
Franciscanos
– Obras de caridade
Salesianos
– Educadores
Redentoristas
– Meios de comunicação entre outros.
8 - Quais são
os votos que o padre deve fazer para se ordenar?
Para
o padre religioso: Votos de pobreza, obediência
e castidade.
Para
o padre diocesano: Obediência e
continência.
9 - Qual a
hierarquia existe na Igreja?
1º
Diácono
2º
Presbítero
3º
Bispo
10 - Como você se sentiu chamado a ser sacerdote?
Ouvindo o chamado de Deus e vendo a necessidade da
comunidade.
11 - O que acontece quando um padre desiste do sacerdócio?
Ele deve pedir autorização ao Vaticano justificando os
motivos, porém é um processo difícil e demorado.
Olá boa noite.
ResponderExcluirObrigada pelos textos foram de grande ajuda.