EUCARISTIA 2


ENCONTRO de Apresentação – Eucaristia 2
Objetivos:
Apresentar nova catequista
Entrosamento do grupo
Avaliação 1º ano
Motivação e estabelecimento de meta
DINÂMICA EM GRUPO
Deverão estar preparados os suportes com os 1ºs nomes das crianças (identificador) em cima da mesa do catequista
Um a um cada criança deverá pegar o identificador de um conhecido seu, o entregar com um cumprimento e dizer ao colega qual a qualidade que mais admira nele.
Ao final a catequista deverá concluir que todos somos importantes aos olhos de Deus, temos muitas qualidades e alguns defeitos, mas somos filhos únicos muito amados do Pai.
Assim devemos agir um com os outros, ressaltando as qualidades e perdoando os defeitos.
DESENVOLVIMENTO
Música: Buscai Primeiro
Questionamento: o que o eu busco na Catequese?
Cada um deve falar um pouco de si: Como se sentiu na Catequese do ano anterior, e o que espera descobrir daqui para frente.
Nós catequistas queremos apresentar a vida de Jesus para que possa iluminar a vida de toda a comunidade. Uma vida de amor a Deus e dedicação ao próximo, de compreensão, perdão e misericórdia para com todos os homens. Jesus nos ensina a ouvir o nosso coração (não os apelos do mundo materialista e egoísta).
CONCLUSÃO
Formaremos um “exército” de Jesus, dispostos a viver e amar pela vida inteira, não apenas no período de preparação da Catequese, como Ele desejaria.
Música: Quem é esta que avança como a aurora.


ENCONTRO 22 - O Nascimento de Jesus
Objetivo:
Entender o sentido do Natal cristão – Nasceu Jesus o Messias Salvador
ACOLHIDA
Rever o objetivo definido no 1º encontro de Catequese anotado no caderno.
 Escutar no CD a história do nascimento de Cristo
 Dividir em equipes para a realização de gincana das cruzadinhas.
 Dar um tempo e corrigir para saber qual a equipe realizou mais rápido e teve mais acertos.
VER / JULGAR
Convidá-los a ler no Evangelho como se deu o nascimento de Cristo (Mt 2,1-12 e Lc 2,1-20).
 Realizar os exercícios do livro do catequizando, encontro 22.
AGIR / CELEBRAR
Celebração Natal em Família, com a montagem do presépio. Dividir as leituras entre os catequizandos.
Cantar “Noite Feliz”
CONCLUSÃO
 Relembrar o nascimento humilde de Jesus e o sentido do Natal. A chegada do Filho de Deus, O SIM da Virgem Maria, a alegria dos anjos, pastores e reis magos.

ENCONTRO 23  - A infância de Jesus e os anos de silêncio na Galiléia
Objetivo:
Relembrar a vida de Jesus nos primeiros anos de vida junto com Maria e José, até o início de sua Vida pública.
ACOLHIDA / DESENVOLVIMENTO
Relembrar o encontro passado.
Continuando a estória, Maria e José levaram Jesus ao Templo para apresentá-lo ao Senhor,com sete dias conforme o costume judeu. Lá, eles escutaram as profecias de Simeão e Ana. (Lc 2, 26-38)
Avisado em sonho, José partiu para o Egito onde passou 2 anos com Maria e Jesus, até a morte de Herodes. Depois um anjo lhe avisou que poderia voltar a Nazaré, com sua família.
 Era uma família simples. José era carpinteiro, Maria cuidava da casa, dos animais e de Jesus, ensinava-lhe muitas coisas entre elas a ler, e o menino crescia em estatura e graça diante de Deus.
Aos doze anos, durante a festa da Páscoa, Jesus foi esquecido em Jerusalém pelos pais, que demoraram cerca de 3 dias para encontrá-lo discutindo entre os doutores do Templo, Jesus tinha consciência de sua missão (Lc 2, 41-52).
VER / JULGAR
Vamos refletir sobre a infância de Jesus, e colocar algumas atitudes atuais, para nos perguntar-mos:
“O que faria Jesus no meu lugar?”
As catequistas podem representar cenas de conflito, como: alguém pede uma ajuda, discórdia entre irmãos, hora de ir à missa, amigos oferecendo drogas, uma festa com bebidas alcóolicas, ao final de cada cena o catequista deverá fazer a pergunta:
  “O que faria Jesus no meu lugar?”. Escutar os catequizandos.
AGIR / CELEBRAR
Entronizar a Bíblia com um canto
Ler e refletir o texto de Lc 2, 51-52.
Fazer uma oração semelhante à oração dos fiéis, conforme livro do catequista.
CONCLUSÃO
Jesus foi criança cresceu como cada um de nós, orou e se aproximou de seu Pai, que também é Deus nosso Pai, sensível quanto às angústias de seu povo, foi capaz de realizar milagres, trazer esperança, ensinar a amar.
Cantar: Amar como Jesus amou.


ENCONTRO 26  - Jesus chama seus colaboradores
Objetivos:
Rever o chamado de Jesus aos seus apóstolos e a todos nós batizados.
ACOLHIDA / DESENVOLVIMENTO
Relembrar o encontro passado. A missão de Jesus foi ensinar a Boa Nova salvar todos os homens.
Apresentar o grupo dos apóstolos, homens simples, com quem Jesus viveu, conversou, ensinou mais de perto.
Representar o chamado de Jesus à seus apóstolos.
DINÂMICA / VER / JULGAR
Pedir ajuda aos catequizandos para encher 12 balões onde coloca-se o nome dos 12 apóstolos. Deixá-los brincar com os balões um pouco e depois pedir para estourar, segurando cada qual o nome.
Contar a história do chamado de Jesus para cada grupo de apóstolos: Pedro e Andre, etc. pedindo que um catequizando leia o chamado para cada grupo dos catequizandos apóstolos (montagem a partir do livro do catequista).
 AGIR / CELEBRAR
Ler o texto de Lc 6,13 e completar o livro do catequizando.
Fazer uma oração agradecendo o chamado de Jesus para cada um de nós.
CONCLUSÃO
Os apóstolos foram colaboradores de Jesus na sua época e levaram adiante a igreja primitiva depois que Jesus partiu.
Os apóstolos tiveram a experiência de Jesus, presenciaram seus milagres, escutaram a sua pregação, mais tarde escreveram os Evangelhos e as Cartas (N.T.) Foram homens de grande fé, mártires por amor a Cristo e à sua mensagem de amor.
Nós continuamos a missão dos Apóstolos no mundo de hoje (temos que ter experiência de Jesus).


ENCONTRO 27  - Jesus nos traz a alegria e a liberdade de filhos de Deus
Objetivo:
Conversar com os catequizandos sobre os milagres que Jesus realizou na Terra e continua realizando através do Espírito Santo.
ACOLHIDA / DESENVOLVIMENTO
Contar a história do Evangelho de Lc 5,12-15. O homem foi a Jesus com confiança, pedindo e esperando receber. Depois agradeceu a cura.
Jesus está sempre pronto a nos fazer felizes (realizar os nossos desejos, quando estes desejos são “justos” aos olhos de Deus). Devemos pedir com confiança de filhos.
VER / JULGAR
Perguntar aos catequizandos o que eles entendem por MILAGRE, se sabem de algum milagre de Jesus ou atual?
Explicar o que vem a ser um milagre (fato extraordinário que não pode ser explicado pelas leis físicas – só acontece com intervenção sobrenatural)
Explicar também o que vem a ser a GRAÇA de Deus – pequenos presentes, proteção, etc).
Dividir os catequizandos em grupos para procurar na Bíblia os milagres de Jesus relatados nos Evangelhos (contará ponto cada milagre encontrado). O grupo deverá encenar o milagre que achar mais interessante (30 minutos)
Concluir que neste mundo muitas pessoas necessitam de graças e  milagres (curas, necessidades materiais, etc), e poucos se lembram de pedir ao Pai e muito menos ainda se lembram de agradecer.
 AGIR / CELEBRAR
 Com bastante fé, cada catequizando deverá fazer uma oração pessoal pedindo um milagre e / ou uma graça e verificar durante a semana se foi atendido.
 CONCLUSÃO
Deus nos ama como filhos e sempre deseja a nossa felicidade.
A fé pode conseguir milagres incríveis pois para Deus nada é impossível.


ENCONTRO 28  - Jesus nos ensina a verdadeira felicidade (as Bem-aventuranças)
Objetivo:
Conversar com os catequizandos sobre o Sermão da Montanha e a diferença dos valores do mundo para os valores de Cristo
ACOLHIDA / DESENVOLVIMENTO
Falar aos catequizandos que hoje veremos um dos mais importantes ensinamentos de JC – “O Sermão da Montanha”, também conhecido como “As Bem Aventuranças”.
Pedir para um deles ler Mt 5, 1-12 meditar e comentar com eles
Distribuir aos catequizandos folhas no formato de crachás contendo as Bem aventuranças na parte da frente e uma explicação (vide livro do catequista) na parte de trás, misturadas entre si. Eles deverão ler e fazer a ligação entre frente e costas, anotando no quadro
VER / JULGAR
Corrigir as associações e refletir sobre quem são os pobres de espírito, quem são os que choram, quem são os mansos, etc.
Preencher o livro do catequizando.
Dividir em grupo e fazer dois cartazes (levar revistas e cola branca), um com pessoas praticando os valores do Evangelho e outro com pessoas que valorizam o mundo (Ao final pedir uma explicação dos cartazes).
AGIR / CELEBRAR
 Cada criança deverá fazer uma oração pedindo a Deus o dom do discernimento para agir do modo Cristão. 
CONCLUSÃO
Jesus disse que quem o seguisse viveria neste mundo mas não seria deste mundo, isto é, viveria de acordo com os valores do Reino de Deus: justiça, partilha, amor, perdão dentre tantos outros.

ENCONTRO  29  - Jesus nos ensina por parábolas
Objetivo:
Explicar a pedagogia de Jesus, que contava estórias para fazer o povo  refletir sobre o Reino de Deus
ACOLHIDA / DESENVOLVIMENTO
Oração Inicial
Corrigir o exercício da páginas 25/26 do Encontro 28
Distribuir os livros das 3 parábolas (ed. Paulinas) para três grupos, para que as crianças possam ler, conversar e trazer a mensagem do livro pra os dias de hoje
Completar o exercício do Encontro 29.
VER / JULGAR / AGIR / CELEBRAR
Pedir a um catequizando para ler a parábola do semeador (Lc 8, 4-15).
Música da fita – A sementinha
Distribuir sementes às crianças e convidá-las a plantar nos vasinhos (um com pedras, outro com cactos e outro com terra boa) e comentar o que acha que vai acontecer com cada semente. Levar outra para plantar em casa.
Música da fita – Sementinha da palavra e Oração final.
A SEMENTINHA:
 Um passarinho comeu a semente que caiu, na beirada do caminho.
Também não pode brotar a semente que caiu entre as pedras e espinhos.
Mas a semente que caiu na terra boa, vingou, cresceu, deu flores e deu frutos,
A palavra de Jesus é semente do bem, seja o nosso coração terra boa. (bis)
SEMENTINHAS DA PALAVRA:
 Sementinhas da palavra de Jesus no coração das crianças vou deixando cair,
Um dia eu sei as crianças vão crescer
Um dia eu sei as plantinhas vão florir
Senhor, eu te ofereço este canteiro, este jardim,
Senhor vem suprir o que faltar em mim
Para semear Tua palavra, Tua verdade, e o Teu amor,
Para semear Tua esperança, numa criança Senhor.

ENCONTROS 30 e 31  - Pai Bondoso e Oração
Objetivos:
Deus é o “Pai Bondoso” da parábola do filho pródigo, ele nos espera com  muito amor apesar de nossas falhas.
A melhor forma de agradar a Deus é a Oração – diálogo com o Senhor.
A oração nos santifica.
ACOLHIDA / DESENVOLVIMENTO
Oração Inicial
Correção do livro do catequizando.
Celebração do perdão: cada criança deve  escrever em um papel o nome de uma pessoa a quem necessita perdoar e o porquê e jogar o papel em uma vasilha com água para desmanchar significando o perdão no espírito de Jesus.
DESENVOLVIMENTO
Perguntar aos catequizandos o que eles acham da oração e como eles oram.
Distribuir o papel com questões de V e F sobre oração e pedir para que façam o exercício. Dividir a turma em 2 equipes para que uma responda e a outra explique a resposta, como em uma gincana para que possam ganhar pontos.
Premiar os jogadores ao final.
REUNIÃO DE PAIS
Receber os pais com alegria.
Distribuição do informativo com calendário e comentários: Feira Bíblica, Desfile do Dia da Criança, Coroação N. Sa., Tríduo, Confissões, ensaios, semestralidade, etc.
Distribuição de folheto com o conteúdo programático da etapa que as crianças estão e comentários sobre frequência e importância do sacramento que irão receber.
VER / JULGAR / BRINCADEIRA
Chamar os pais para brincarem de amarelinha. Fazer perguntas à cada participante que deverá acertar, ou pedira ajuda ao anjo da guarda (filho), ou à N. Sa. (catequista), após responder jogará o dado e andará quantas casas tiver saído no dado. Deve parar na décima casa e escutar a pergunta: Você colocou em prática todos estes ensinamentos? Responderá “Sim”, daí obterá a permissão para entrar no céu.
AGIR / CELEBRAR
Convidar aos pais a ajudarem seus filhos nas tarefas da catequese para fortalece-lhes a fé.
Vamos todos dar as mãos para pedir que o ES venha sobre esta “família” da catequese e que nos abençoe a todos.
Distribuir o santinho da sagrada família com oração de São José, despedindo-se.

ENCONTRO 34  - Páscoa: A nova aliança
Objetivo:
Compreender o sentido da Páscoa:
No Velho Testamento – Libertação da escravidão do povo Judeu no Egito – conduzido por Moisés
No Novo Testamento – Libertação da humanidade pelo sacrifício de Jesus Cristo
A última ceia de Jesus com os apóstolos – Instituição da Eucaristia
Dinâmica em grupo
Ver possibilidade de passar o desenho ou filme de Moisés – fuga do Egito e também dos últimos tempos de J.C. antes de sua paixão, antes do início da próxima aula.
Dividir dois grupos e pedir que eles contem a história da Páscoa para os demais A.T. e N.T.
Relembrar a última ceia de Jesus com pão para ser repartido e suco de uva. Uma criança deverá representar Jesus e as demais serão os apóstolos.
Desenvolvimento – V. T.
José filho de Jacó traz o povo de Israel para o Egito quando no mundo havia uma grande fome.
Por aproximadamente 400 anos os israelitas vivem como escravos no Egito.
Moisés é um israelita que é deixado as margens do Nilo e é adotado pela filha do Faraó.
Quando Moisés vê um egípcio maltratar um israelita ele se enfurece e fere o egípcio e foge.
Deus pede a Moisés que liberte o seu povo (Sarça ardente)
Moisés diz a Deus que não consegue, mas Deus o convence de que estará sempre com ele, e que ele não deveria temer.
Desenvolvimento – V. T.
Moisés vai ao Faraó pedir que liberte os israelitas, porém o Faraó nega. Moisés avisa que Deus mandará pragas sobre os egípcios, caso o faraó não mude de idéia.
Deus mandou diversas pragas, as águas do Nilo viraram sangue, vieram rãs, mosquitos, feridas, chuva de pedras, gafanhotos, fez desaparecer a luz por 3 dias, mas o Faraó não quis deixar o povo hebreu partir.
Por último Deus avisou a Moisés que mataria o filho mais velho de cada família do Egito, e que os israelitas deveriam matar um cordeiro ao anoitecer e colocar um pouco do sangue em cima e dos lados da porta de entrada da casa, para que o  anjo de Deus passasse adiante, evitando entrar naquela casa.
O Faraó finalmente deixa o povo sair, mas logo se arrepende e manda tropas atrás dele.
Desenvolvimento – N.T.
O que aconteceu nos últimos dias da vida terrena de Jesus:
- Domingo de Ramos: Jesus é recebido em Jerusalém como Rei.
- 5º Feira santa: Jesus lava os pés dos discípulos.
Jesus ceia com seus amigos – Instituição da Eucaristia.
Os próximos dias serão tratados no encontro seguinte.
CONCLUSÃO
A Páscoa é a mais importante festa dos católicos. Significa passagem (Da escravidão para a liberdade no Egito), do pecado para a salvação com Jesus, a conquista da vida eterna para todos os que tem fé. Jesus lava o pés dos discípulos, mostrando a nossa vocação de serviço, ceia com seus amigos em Jerusalém quando institui a Eucaristia.


ENCONTRO 35 - Jesus é julgado, torturado e crucificado
Objetivo:
Relembrar a 6ª feira Santa, a Paixão de Jesus e sua total entrega ao Pai.
ACOLHIDA / ORAÇÃO
Distribuir no chão da sala os “santinhos” com o rosto de Jesus, e ao centro colocar a Cruz.
Explicar que o Encontro de Hoje tem como tema a Paixão de Jesus na Cruz.
Convidar os catequizandos a sentar-se no chão para rezar o Creio em Deus Pai e depois passar a cruz para que cada um a beije.
VER / JULGAR
 Pedir para que continuem a história do encontro passado. Depois de cear com os apóstolos ele se retirou para orar no monte das Oliveiras. Ali ele suou sangue. Ele pediu ao Pai para que se fosse possível afastasse dEle este cálice (sofrimento). Por fim disse:”Faça-se em mim conforme Sua vontade.” – rendeu sua vontade humana à vontade de Deus Pai.
Ali encontrou Judas com os guardas que traiu Jesus com um beijo, foi preso e levado ao Sumo Sacerdote que o enviou ao governador de Roma, Pilatos, sob a alegação de que Jesus se dizia Rei dos Judeus.
Pilatos o interroga e não vê nEle culpa. Como era a Páscoa e o costume previa a libertação de um prisioneiro ele oferece à multidão que solte Jesus ou Barrabás. Influenciada pelo Sumo Sacerdote a multidão escolhe Barrabás. E quanto à Jesus? A multidão responde para crucificá-lo.
Pilatos lava as mãos e manda Jesus para o flagelo e crucificação. Ele é açoitado e coroado com espinhos pelos soldados. Fazem-no carregar a cruz até um lugar chamado Gólgota (lugar do calvário). De tão fraco ele cai diversas vezes no caminho e os guardas ordenam a um homem chamado Cirineu que carregue a cruz para Jesus.
Chegando lá eles tiram as vestes de Jesus e o crucificam. Jesus sente dificuldades de respirar, conversa com os dois ladrões que foram crucificados ao lado dEle. Quando já não agüentava mais, expira com as seguintes palavras: “Pai, perdoa-lhes. Eles não sabem o que fazem. Em tuas mãos entrego o Meu espírito.”
CONCLUSÃO
O amor de Deus para com os homens é imenso, pois mandou Seu Filho amado para nos ensinar o mandamento do amor, e ao se oferecer em sacrifício, Jesus consegue nos redimir dos nossos pecados nos unindo a Deus, reatando a aliança que Deus tinha feito com o homem na Criação.
AGIR / CELEBRAR
Vamos nos lembrar de oferecer algum sacrifício a Deus na 6ª feira santa, para lembrarmos de como Jesus sofreu por nós.
Podemos assistir ao filme da Paixão de Cristo, se não for muito comprido.
Cantar “Prova de amor maior não há”.

ENCONTRO 36  - Via Sacra e Ressurreição de Jesus
Objetivos :
Realizar a Via Sacra com as crianças e completar a Páscoa com a Ressurreição
ACOLHIDA / ORAÇÃO
Explicar que na 1ª parte do  encontro de hoje vamos realizar a Via Sacra da CF e que na 2ª parte abordaremos a Ressurreição  de Jesus.
Separar quem vai ser o Leitor A e o L1 de cada estação
Convidar os catequizandos a ir para a Capela Redonda ou ao ar livre onde estarão prontas as 6 estações da via sacra. Ir cantando?
VIA SACRA – Deverá ter ao menos estas estações:
 1ª ESTAÇÃOJESUS É CONDENADO À MORTE
 2ª ESTAÇÃOJESUS RECEBE A CRUZ
3ª ESTAÇÃO – JESUS ENCONTRA COM SUA MÃE
4ª ESTAÇÃO – JESUS DIZ: TENHO SEDE
5ª ESTAÇÃO – A MORTE DE JESUS
6ª ESTAÇÃO – JESUS RESSUSCITOU
VER / JULGAR
Terminar com um canto:
Voltar à sala para a 2ª parte do Encontro.
Perguntar aos catequizandos o que eles sabem sobre a Ressureição de Jesus.
Convidá-los a ler no Evangelho como se deu (Mt 28, 1-15).
DINÂMICA HISTÓRIA E SEUS PERSONAGENS (Mt 28, 1-15).
Todos lêem o Evangelho e em seguida se coloca na sala folhas de papel com os personagens da história lida. Os participantes são convidados a circular na sala parando sempre em algum dos personagens e  se imaginando naquela situação. Como seria se eu fosse o personagem em questão? Consigo me imaginar em tal situação? Ler novamente a história enquanto as pessoas circulam fazendo a experiência de ser um dos personagens.
DINÂMICA HISTÓRIA E SEUS PERSONAGENS (Mt 28, 1-15).
Depois de ter passado pelos diversos personagens, cada um deve escolher o personagem com o qual mais se identificou e ficar ao lado do papel. Quando todos já tiverem se decidido por um personagem o coordenador convida os participantes a partilharem suas experiências, a dizer o porque se identificaram e dizer qual a sensação (positiva ou negativa) que tiveram quando se imaginaram na situação dos outros personagens.
CONCLUSÃO
O coração das pessoas não estava disposto a acreditar que Jesus tinha voltado a viver (ressuscitado). Ele apareceu aos discípulos algumas vezes e eles receberam a missão e a coragem de anunciar o evangelho (vida de Jesus) a todos os homens.
Nosso coração acredita?
AGIR / CELEBRAR
 Vamos nos lembrar que Páscoa para nós cristãos significa muito mais do que comer ovos de chocolate e feriado prolongado; significa que nos lembramos que Jesus venceu a morte e alcançou para nós todos que temos fé, a vida eterna. Quando acordarmos no domingo, testemunharemos a alegria de fazer parte da humanidade redimida por Jesus Cristo.
Cantar “Cristo ressuscitou”.

ENCONTRO 43: Eucaristia
Objetivo: Despertar as crianças para a grandiosidade e mistério da Eucaristia. Elas deverão receber uma visita de um catequista ou pessoa da comunidade e aplicar o seguinte questionário (respostas conseguidas em nosso encontro):
1 - O que é a hóstia?
A partícula feita de farinha e água que se tornará o corpo de Jesus durante a Missa.
2 - Como a hóstia e o vinho se tornam corpo e sangue de Jesus Cristo?
É uma transformação em que se acredita pela FÉ.
Na hora da consagração não é o padre, mas o próprio Jesus que opera a transformação do pão e do vinho em seu corpo e sangue.              
3 - Quando aconteceu a instituição da Eucaristia?
Na Festa da Páscoa, durante a última ceia que Jesus realizou com os apóstolos.
4 - No que a missa de hoje se parece com a refeição dos primeiros cristãos?
Em quase tudo, mas nas refeições dos cristãos tudo era posto em comum (todos ajudavam a todos)
5 - Quando devemos ir à Missa?
Devemos ir à Missa todos os domingos e festas de guarda conforme os mandamentos da Igreja.
6 - Quando devemos nos confessar?
Devemos nos confessar sempre que tivermos perdido o estado de graça pelo pecado e no mínimo uma vez por ano.
7 - O que é o sacrário?
É o lugar da Igreja em que se guardam as hóstias consagradas (Jesus) que sobraram nas Missas.
Quando se tem uma luz acesa ao lado do sacrário isto significa que Jesus está presente lá na forma de pão.
8 - O que é um ostensório?
É um objeto que tem uma parte de vidro no qual se expõe Jesus Eucarístico para Adoração.
9 - Como se explica a transubstanciação?
Pela fé. Acreditamos que Jesus ao nos dizer “Isto é o meu corpo e isto é o meu sangue, fazei isto em memória de mim” prometeu estar sempre se fazendo nosso alimento na Eucaristia, para que sejamos um com Ele.

ENCONTRO: Sacramento da Ordem
Objetivo: Despertar as crianças para a vida do sacerdote/frei.  Elas deverão receber uma visita do frei/padre e aplicar o seguinte questionário (respostas dadas em nosso encontro)
1 - Qual a principal missão do padre, dada por Jesus?
        Conduzir o povo a Deus.
2 - Quantos anos em média se estuda para ser padre?
        Em  média 10 anos.
3 - Quantos freis há no mundo hoje aproximadamente na Ordem Franciscana?
        Por volta de 30 mil.
4 - Quais as principais disciplinas que se estuda no Seminário?
        Teologia e Filosofia
5 - Qual a diferença entre frei, padre, presbítero e sacerdote?
        Padre, presbítero, sacerdote são palavras sinônimas.
        Frei é a denominação dos padres que estão vinculados à uma Congregação Religiosa.
6 - No que a vida de uma irmã religiosa se parece com a de um sacerdote, e no que é diferente?
        Ambos consagram a sua vida a Deus.
        A diferença é que o padre administra os sacramentos e a irmã não.
7 - O que são as Congregações, quais são as principais e quais os principais carismas?
        Jesuítas – Missão e evangelização
        Franciscanos – Obras de caridade
        Salesianos – Educadores
        Redentoristas – Meios de comunicação  entre outros.
8 - Quais são os votos que o padre deve fazer para se ordenar?
        Para o padre religioso:  Votos de pobreza, obediência e castidade.
        Para o padre diocesano:  Obediência e continência.
9 - Qual a hierarquia existe na Igreja?
         1º Diácono
         2º Presbítero
         3º Bispo
10 - Como você se sentiu chamado a ser sacerdote?
Ouvindo o chamado de Deus e vendo a necessidade da comunidade.
11 - O que acontece quando um padre desiste do sacerdócio?
Ele deve pedir autorização ao Vaticano justificando os motivos, porém é um processo difícil e demorado.

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