Jesus Cristo celebra a Última Ceia
oJesus instituiu a Eucaristia na 5ª feira antes de sua morte, com estas palavras “Tomai e comei, isto é o meu corpo que será entregue por vós. Tomai e bebei, isto é o meu sangue que será derramado por vós. Fazei isto para celebrar a minha memória.”
oCom a Eucaristia Cristo se faz presente em nós, Ele se fez nosso alimento para sempre estarmos juntos.
Paixão e morte de Jesus Cristo
oJesus saiu para orar no Monte das Oliveiras, foi preso, julgado e torturado. Ele sabia que sua vida seria entregue para trazer a salvação a todos os que nEle crêem. Com Seu sacrifício ele faria a Nova Aliança entre Deus e os homens,quebrada pelo pecado.
oNa sexta-feira Santa Jesus provou o quanto nos ama, entregando sua própria vida em reparação pelos nossos pecados.
Ressurreição e Ascensão de Jesus Cristo
oJesus ressuscitou no domingo da Páscoa, tendo aparecido inicialmente para Maria Madalena e depois para os apóstolos que estavam reunidos. Também apareceu aos discípulos no caminho de Emaús e outras vezes.
oJesus venceu a morte, e com ela venceu também o pecado e a Satanás.
oApós 40 dias Jesus subiu aos céus para junto do Pai.
Os Sacramentos
oOs sacramentos são sinais sagrados que Jesus nos deixou como meios de chegarmos até Ele e crescermos no amor aos irmãos.
oSão 7 os sacramentos: Batismo, Confirmação, Penitência, Eucaristia, Unção dos Enfermos, Sacerdócio e
O Batismo
oO Batismo é o sacramento da vida nova, que nos faz filhos de Deus, irmãos de Cristo e de todos os homens.
oEm geral o sacerdote preside o batismo, mas no caso de uma emergência, qualquer pessoa desde que na mesma intenção da Igreja cumpra o rito (derramar água sobre a cabeça e dizer “Eu te batizo, em nome do Pai,do Filho e do Espírito Santo) pode batizar um “moribundo”.
Confirmação ou Crisma
oÉ o sacramento da maturidade do cristão.
oAtravés da Crisma, recebemos nova efusão do Espírito Santo e seus dons (sabedoria, inteligência, conselho, ciência, fortaleza, piedade, temor de Deus).
oNos capacita para o serviço à comunidade, através do engajamento em Pastorais e Movimentos.
Sacerdócio – Matrimônio - Unção dos Enfermos
oOrdem é o sacramento instituído por Jesus para fazer de um homem Seu sacerdote, com a missão de conduzir o povo à Deus e administrar os sacramentos dentro da Igreja.
oNo Matrimônio assumimos uma nova vida de serviço à família.
oNa Unção recebemos alento e perdão dos pecados, nos preparamos para encontrar Jesus se assim for Sua vontade.
Eucaristia – Sacramento do Amor
oNa última ceia, antes de morrer, Jesus instituiu a Eucaristia, doando seu próprio corpo e seu próprio sangue nos trazendo a salvação.
oO sacramento da Eucaristia é alimento da nossa vida espiritual.
oJesus está verdadeiramente presente na hóstia e no vinho consagrados, que se tornam corpo e sangue de Jesus.
oA Eucaristia nos relembra a paixão e morte de Jesus, é o “sacrifício” d’Ele continuamente renovado nas missas, pelo qual Jesus se dá para nós e nos mostra o valor do Amor de Deus nosso Salvador frente ao pecado e à morte. Com Ele temos a certeza de que se formos bons, amando nossos irmãos, conseguiremosa vida eterna junto a ele.
oA palavra Eucaristia quer dizer Ação de Graças.
Eucaristia – Sacramento do Amor
oNa última ceia, antes de morrer, Jesus instituiu a Eucaristia, doando seu próprio corpo e seu próprio sangue nos trazendo a salvação.
oO sacramento da Eucaristia é alimento da nossa vida espiritual.
oJesus está verdadeiramente presente na hóstia e no vinho consagrados, que se tornam corpo e sangue de Jesus.
oA Eucaristia nos relembra a paixão e morte de Jesus, é o “sacrifício” d’Ele continuamente renovado nas missas, pelo qual Jesus se dá para nós e nos mostra o valor do Amor de Deus nosso Salvador frente ao pecado e à morte. Com Ele temos a certeza de que se formos bons, amando nossos irmãos, conseguiremosa vida eterna junto a ele.
oA palavra Eucaristia quer dizer Ação de Graças.
Eucaristia – Sacramento da Unidade e Fraternidade
oO Cristianismo nasceu das reuniões dos primeiros cristãos, onde eles se reuniam para orar, relembrar os ensinamentos de Jesus e repartir o pão para comerem juntos (celebrar a Eucaristia, como Jesus havia ordenado na última ceia).
oHoje em dia temos a Missa, onde nos reunimos à mesa do Senhor (o altar), para louvar a Deus, relembrar seus ensinamentos com as Leituras, e recebermos o próprio Jesus na Eucaristia.
oNão podemos comungar com Deus sem estarmos em comunhão com os irmãos. O desejo de Jesus é que nós todos sejamos uma só família, reunida em Seu amor.
Como receber a Eucaristia
oEstar em estado de graça, viver em paz com todos, ter fé, guardar o jejum de 1 hora, comungar com respeito e devoção.
oO padre nos entregará a hóstia e dirá “o Corpo de Cristo”, devemos responder “Amém”, receber a hóstia na boca ou na mão, comungar na frente do padre e seguir para o seu lugar, ajoelhar e rezar, conversando com Jesus de forma espontânea, pedir-lhe para que Ele seja o Senhor da sua vida. Sentar-se e aguardar os ritos finais da missa para sair.
Vocação = Serviço
oVocação cristã é o chamado a vivermos com Cristo, como filhos de Deus e irmãos um dos outros .
oVocação pessoal – dentro de um estado de vida (casado, solteiro, pai, etc.) e também dentro da profissão (professor, médico, comerciante, etc).
oDentro da Igreja também temos tarefas. A vocação da Igreja é fazer com que todos os homens se salvem em Cristo vivendo o amor a Deus e o amor ao próximo.
oVocação especial é a vocação para a vida religiosa e sacerdotal. No serviço aos irmãos necessitados, na distribuição dos sacramentos, etc.
o“Sim. Aceito. Faça-se em mim a vontade de Deus!”
Maria Santíssima
oMaria Santíssima é a Mãe de Jesus, Mãe de cada um de nós e também Mãe da Igreja.
oMaria foi escolhida para acolher o Filho de Deus em seu ventre (encarnação do Verbo - Jesus). O seu Sim incondicional a Deus nos serve de exemplo hoje e sempre.
oAs diversas denominações de Nossa Senhora (Fátima, Aparecida, das Graças, de Guadalupe) são referentes à única pessoa de Maria, que assunta ao Céu pode fazer aparições, estudadas com muito critério antes de serem aprovadas pelo Vaticano.
O Povo de Deus – somos todos nós que formamos a Igreja
oO Papa é o 1º chefe da Igreja, pois é o sucessor de Pedro a quem Jesus confiou sua Igreja (Mt 16, 13-20)
oOs Bispos tem a missão de ajudar o Papa no comando da Igreja, formando com ele o Colégio Episcopal.
oO Bispo (Arcebispo, Cardeal) é responsável por uma Diocese que por sua vez é dividida em paróquias.
oPara auxiliar o Pároco / Vigário dentro das Paróquias existem outros padres, os diáconos, os religiosos(as), os Ministros da Eucaristia, os catequistas, os agentes de Pastoral (Vicentinos, Apostolado da Oração, Movimentos de Jovens, etc.).
Morte, Juízo, Céu e Inferno
o“Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá” (Jo 11,25).
oTodos vamos morrer um dia, mas sabemos que a morte não é o fim, é apenas a passagem para a vida eterna.
oQuando morremos seremos julgados por Deus que olhará nosso coração e nossas ações para saber se desejamos viver com Ele no Céu.
oInferno significa viver longe de Deus para sempre.
oO Purgatório é o lugar que devemos passar para nos purificar de nossos pecados leves para entrar na Glória de Deus sem pecados.
Vinde, benditos de meu Pai
oTodos nós seremos julgados pelo amor com que tivermos tratado os outros (Mt, 25,34-40).
oSomos todos chamados à santidade aqui na terra, isto é, agirmos sempre com amor ao irmão, pois somos todos filhos de Deus. Compreender as limitações do outro, perdoar sempre, se afastar do pecado, não “levar vantagem”, não prejudicar ninguém, ajudar ao necessitado, praticar as obras de misericórdia, ser “sal da terra” e “luz do mundo”.
oNossas obras e orações ajudam as pessoas no Purgatório. Os Santos podem nos ajudar aqui com sua intersessão. Existe uma grande união entre a Igreja Triunfante, Padecente e Militante, chamada Comunhão dos Santos.
O Céu – herança dos que seguiram fielmente à Jesus Cristo
oA verdadeira felicidade só podemos encontrar em Deus.
o“Felizes os que tem o coração puro porque verão a Deus” (Mt 5, 3-8).
oNo Sermão da Montanha Jesus descreve o verdadeiro valor em ter um coração “pobre”, ter fome de justiça, ser manso e misericordioso, de fato, ser parecido com Jesus.
oO Céu é estar com Deus na glória eterna, lá, nada nos faltará, teremos um coração transbordante de amor, pois Deus Trino é o próprio amor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário