segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Porque levamos nossos filhos para a Catequese?


Porque levamos nossos filhos para a Catequese?
A grande maioria de nós teria muita certeza em responder que levamos as crianças e jovens para a catequese porque queremos que obtenham os sacramentos da Eucaristia e Crisma.
Esta visão sacramentalista da catequese foi revisada já algum tempo na Igreja, que hoje sabe não ser suficiente ao fiel católico ter realizado o sacramento  e  não ter desenvolvido dentro de si a consciência de sua filiação divina, de salvação em Jesus Cristo, da origem e necessidade de pertencer ao Povo de Deus que convive dentro de uma comunidade no seio da  Igreja, e com as mesmas disposições dos primeiros cristãos. E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Atos 2:42
Por isto a proposta da Igreja é que a Catequese seja um instrumento à Serviço da Iniciação à Vida Cristã. O que entendemos por ser iniciado? Ser introduzido, passar por uma transformação, fazer uma adesão consciente que leve ao fiel o sentimento de pertença e fidelidade. A celebrações litúrgicas nos ajudam ao fazerem a ponte entre nós e Deus, acreditamos ser ELE mesmo na Eucaristia que nos alimenta, na pessoa do padre quando nos perdoa na CONFISSÃO e nos ensina nas pregações, quando nos recebe em sua família no BATISMO, e fortalece nosso espírito na CRISMA. A presença de DEUS é especial nos sacramentos, mas é geral na atuação dos fiéis e da Igreja.
Catequizar ou instruir na fé é uma missão de toda a Igreja, a começar pelo Bispo, sacerdotes e complementarmente pelos leigos. É um verdadeiro trabalho de equipe de toda a Paróquia (Batismo, Liturgia, Catequese, Movimentos, Grupos, etc.), aprendemos e ensinamos na convivência respeitosa, no cuidado mútuo, de forma a permitir que nos sintamos unidos a Verdadeira Videira que é Cristo, e compreender razões não mais infantis de nossa fé Católica.
Para sermos capazes de livremente seguir a Jesus Cristo no seio da Igreja, devemos SER INICIADOS, não conseguiremos viver sem ELE. Buscaremos ter com Ele uma RELAÇÃO de proximidade, aprender com seus ensinamentos a considerar a todos como irmãos e a buscar, um reino de Justiça e Paz, no que for possível já aqui na terra, com olhos fitos no SENHOR que passaremos a contemplar na eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário