domingo, 19 de maio de 2013

Porta da Fé - Os Tesouros da Fé Católica

Amigos, ontem ocorreu nosso encontro Porta da Fé, e com grande participação dos pais presentes começamos a conversar sobre os Tesouros da nossa Fé Católica.
O primeiro deles é realmente cada um de nós, irrepetível, nascidos no coração de Deus, à sua imagem e semelhança, entre tantos outros podemos citar:


1 IGREJA FUNDADA POR CRISTO
A Igreja foi nascida com Cristo e seus discípulos, transmitida de geração em geração até os dias atuais.
2 EUCARISTIA
O  alimento de nossa alma, verdadeiro corpo e sangue de Jesus Cristo entregues para nossa salvação.
3 MARIA - MÃE DE DEUS
Grande exemplo de fé, assunta ao céu, nossa mãezinha e poderosa intercessora junto a Deus.
4 COMUNHÃO DOS SANTOS
Reunidas a Igreja Triunfante, Padecente e Militante, formamos um único corpo do qual Cristo é a cabeça.
5 SAGRADA ESCRITURA
Canon sagrado, inspirado pelo Espírito Santo, contém a história do povo eleito e seu relacionamento com Deus. É palavra viva, atual e fecunda.
6 SANTA TRADIÇÃO APOSTÓLICA
Somos herdeiros dos primeiros cristãos, do seu modo de celebrar e viver que foi sendo transmitido de forma oral e escrita (escrituras).
7 VIDA ETERNA
Nossa esperança de encontrarmos Deus face a face. É difícil imaginar o que acontecerá, mas poderemos sentir em plenitude o amor de Deus e nada nos faltará.
8 FILIAÇÃO DIVINA
Não somos meras criaturas de Deus, mas seus filhos adotivos (pelo Batismo e salvação em Jesus). Criados à Sua imagem e semelhança, Deus nos ama e nos trata como um Pai, como Abba.
9 DIGNIDADE DA VIDA HUMANA
Deus é o Autor da Vida e o ser humano o ápice da criação. O cristão não pode compactuar com a morte prematura e o aborto; e tem o dever de respeitar o próximo que tem dignidade igual a sua.
10 UNIDADE DO CORPO MÍSTICO DE CRISTO
A Igreja é o corpo do qual Cristo é a Cabeça. Apesar de termos carismas diferentes, Deus nos irmana em Seu infinito Amor. Por isso tanto os sacrifícios quanto as vitórias podem ser "aproveitados" pelo bem geral.
11 A SANTÍSSIMA TRINDADE
Deus Pai Criador, Deus Filho Redentor e Deus Espírito Santo Santificador tem a mesma essência, agem sempre em conjunto, são três pessoas e ao mesmo tempo um único Deus.
12 AS DUAS NATUREZAS DE JESUS CRISTO
Jesus foi inteiramente homem e inteiramente Deus. Assumindo nossa humanidade (exceto no pecado), pode nos compreender e sendo Deus pode nos amar sem limites e nos redimir.
13 O ESPÍRITO SANTO
O Iluminador, o consolador, enviado por Deus em Pentecostes para fortalecer os fiéis e capacitá-los a vivenciar e propagar o Evangelho de Cristo.
14  A BELEZA DA CRIAÇÃO
A natureza, a perfeição das coisas vivas, ecossistemas, tudo provém da inteligência de Deus e deveria ser gerenciado de maneira equilibrada pelo homem.
15 OS SACRAMENTOS
Sinais que contém o sagrado, pelos quais Jesus se faz presente em nossas vidas (Batismo, Confissão, Eucaristia, Crisma, Matrimônio, Ordem e Unção dos Enfermos). 
16 UNIDADE DA IGREJA NO MUNDO
Mesma liturgia, mesmo entendimento, sabemos que percorremos os mesmos caminhos, devido à hierarquia dos bispos e governo do Papa.
17 A RESSURREIÇÃO
Cristo venceu a morte, ao pecado, a Satanás e nos conseguiu a salvação e a vida eterna junto dele.
18 GRAÇAS E DONS DE DEUS
Deus, que nos ama como somos, está sempre distribuindo favores e qualidades para que possamos viver melhor, servindo-O na pessoa do irmão.
19 O SINAL DA CRUZ
Escudo protetor , é a marca do cristão, com o qual se pode orar e abençoar invocando as pessoas da Santíssima Trindade.
20 A ORAÇÃO
A "fraqueza" de Deus e a fortaleza do homem. Deus nos espera sempre para um diálogo (agradecimentos, louvor, adoração e petição).


Quantos outros Tesouros tem DEUS preparado para nós dentro da IGREJA.
Você pode se lembrar de mais algum?

Nenhum comentário:

Postar um comentário